Cresol Central
Notícias Imprimir
 

20.03.2017


Restaurante Colonial: Pronaf ajuda sonho tornar-se realidade

Autor: Arquivo Restaurante Cantão há quase um ano de portas abertas
Restaurante Cantão há quase um ano de portas abertas
Clique nas imagens para ampliá-las
<
Foto 1 de 1
>
 


 Na Estrada Geral Linha Fragnani em Treze de Maio/SC está localizado o Restaurante Cantão, onde é possível aliar a comida típica italiana com a memória histórica de antepassados imigrantes. A proprietária Adriana Souza de Pieri nasceu em área rural, foi para cidade, tornou-se cabelereira, voltou para o interior, mas sempre com o sonho de construir um restaurante típico colonial, com comida italiana, até que conheceu o Pronaf. Foi a oportunidade de fazer o sonho virar realidade.
No próximo dia 29 de abril o Restaurante Cantão completará um ano de atividade e segundo Adriana com grandes perspectivas. “Pois o povo vem para área rural e realmente se remete ao passado, à infância, aquela comida, aquele cheiro da natureza, a casa da vovó, da nona”, comenta. A proprietária explica que o nome do restaurante se remete ao lugar, já que fica no interior, mais retirado, em um “cantão” propriamente dito.
Para a estrutura do local, Adriana apostou no rústico, nas recordações de quando os imigrantes chegaram a Treze de Maio. “Na época, as casas possuíam paredes em barro, madeira roliça deitadas. Então mantive uma casa que tinha 60 anos feita ainda em barro, deixando-a como centro do restaurante. Mantive a história da família dentro do restaurante. A história não deve ser esquecida, das pessoas que formaram a sociedade de Treze de Maio. O padrão rústico é para mostrar como era antigamente, só que um pouco mais moderno, por não ter como fazer uma restauração completa. Conciliamos o útil ao agradável, natureza e memória”, descreve a proprietária.
Ela também comenta sobre o cardápio. “Tem as receitas da nona, da tia, receitas que fomos procurando nas regiões italianas, e tem a minha prima que é cozinheira profissional e veio comigo ajudar a fazer esse cardápio tradicional italiano, que inclui polenta, lasanha, tortéi, enfim, mais de 20 pratos típicos italianos, além de sobremesas”, informa.
Adriana salienta que sente-se grata ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), pois foi com o mesmo que pode realizar o sonho. “Conheci o programa através da Cresol. Já havia utilizado o Pronaf para outras atividades na propriedade, mas não sabia que fosse possível também para investir no meu maior sonho. Conversando com os colaboradores lá na Cresol fui informada que poderia utilizar para concretizar o restaurante”, conta.
O Restaurante Cantão faz parte da Rota de Turismo Caminhos e Sabores, que inclui cinco municípios e vários empreendimentos com base na agricultura familiar que encontraram uma nova fonte de renda através do turismo rural. Além de Treze de Maio integram a rota os municípios de São Ludgero, Pedras Grandes, Gravatal e Tubarão. Nesses empreendimentos busca-se valorizar as características históricas, culturais, além das belezas naturais.
Pronaf Agroindústria
O Pronaf que auxiliou Adriana a realizar o sonho e que é oferecido pela Cresol Central SC/RS é o Pronaf Agroindústria. Os financiamentos ao amparo da Linha de Crédito de Investimento para Agregação de Renda (Pronaf Agroindústria) têm como finalidades investimentos, inclusive em infraestrutura, que visem o beneficiamento, armazenagem, o processamento e a comercialização da produção agropecuária, de produtos florestais, do extrativismo, de produtos artesanais e da exploração de turismo rural.
 


____________

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS