Nem sempre o agricultor familiar teve reconhecimento, valorização e crédito para viabilizar as atividades necessárias. Motivados por essas dificuldades de acesso a políticas públicas e ao crédito necessário para continuar no campo, muitos agricultores se reuniram, organizaram-se e juntos foram às ruas reivindicar melhores condições de vida no campo. Foi assim que nasceu o Sistema Cresol Central, um Sistema de Cooperativas criado e coordenado por agricultores familiares, pessoas que sabem o quão importante é ter acesso ao crédito para investir na produção, para construir uma casa nova, pagar os estudos dos filhos, proporcionar qualidade de vida para toda a família e reconhecem também importância de ter o apoio de uma cooperativa que disponibiliza muito mais que crédito, mas sim apoio técnico e financeiro, de forma que as propriedades se tornem autossuficientes em produção, comercialização e gestão.
O Sistema Cresol surge, portanto, da necessidade de melhorias nas condições do crédito rural para a Agricultura Familiar e pelo fortalecimento de um desenvolvimento sustentável. Até 1995, os agricultores organizavam-se através do Sindicalismo, Associativismo, Reforma Agrária, ONG's, Fundos de Crédito Rotativo, entre outros. Em 1996, a partir de visitas a experiências de Cooperativas isoladas localizadas em Quilombo, Seara e Curitibanos, surge no Sudoeste do Paraná um Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária, denominado Cresol. Em 1998 o Sistema Cresol se expande para os três estados do Sul e com 28 Cooperativas inicia-se a discussão da criação de três Bases Regionais.
Após alguns anos, em 2004, constitui-se a Cresol Central SC/RS que inicia suas atividades com 34 cooperativas filiadas, 24 mil sócios e quatro Bases Regionais. De 2004 a 2011, o Sistema Cresol Central registra um amplo processo de expansão com a criação de novas Cooperativas e Postos de Atendimento. Em 2014, oito novas cooperativas localizadas no Nordeste brasileiro, voltadas para agricultores familiares, filiam-se ao Sistema Cresol Central, a partir do Projeto de Desenvolvimento de Microfinanças e Inclusão Produtiva para o Combate à Extrema Pobreza Rural em Territórios da Cidadania, uma parceria da Cresol Central SC/RS com o BNDES.
Hoje, somos 29 Cooperativas Singulares localizadas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Ceará, que juntas à Cooperativa Central de Tecnologia, Desenvolvimento e Informação (Coopertec) formam um Sistema sólido.