Ouvidoria 0800-642-4800

11 de Maio 2018 Cresol Chapecó realiza palestra Liga das Mulheres Cooperativistas

    A Cresol Chapecó realizou nesta quinta-feira (10/05) a palestra Liga da Mulheres Cooperativistas, tendo como palestrante a Coach de Vida Plena, Viviane Festugato Madela. O foco da atividade foi autoestima, poderes femininos, motivação, força interior e cooperativismo. O próximo encontro deverá ocorrer em setembro e a partir de 2019 a ideia é realizar três encontros por ano.
    Durante a atividade, Viviane salientou a importância de se desafiar e acreditar no potencial que cada uma possui, mesmo que ouça frases do tipo: “Você não vai conseguir”, “Isso não é coisa para mulher”, “Você já passou da idade”, entre outras. Uma das mulheres presentes no encontro, a associada Dorilde Moras Tramontina de Nova Itaberaba, avaliou que valeu a pena participar da atividade, pois foi um momento de reflexão. “A mulher muitas vezes se acha fraca e percebemos que é nesses momentos onde nos fortalecemos e que somos capazes sim de enfrentar as dificuldades e de certa forma ser vencedoras. Mesmo não conseguindo às vezes alcançar totalmente um objetivo, só o fato de enfrentar e lutar já demonstra que vencemos”, destacou.
    Para Leonara F. R. Cadore, da comunidade de Cabeceira da Divisa/Chapecó, a atividade foi muito boa. “Muitas mulheres não conheciam o que é uma tarde divertida, ter uma tarde para elas. Vejo minha mãe, por exemplo, com 85 anos, nunca tinha visto ela em algo assim e hoje ela está aqui. Isso tinha que ter acontecido há muitos anos, pois as mulheres ficavam em casa, submissas aos homens e hoje não, hoje temos liberdade, podemos nos expressar, sair, discutir”, ressaltou. “Essa tarde foi super maravilhosa, engrandece nós mulheres agricultoras e cooperativistas”, acrescentou.
    A associada Adriane Giordan de Cordilheira Alta salientou que o encontro foi ótimo, pois muitas vezes as mulheres ficam envolvidas apenas com o trabalho, com os afazeres na propriedade e quando há oportunidades de participar de algo tem que aproveitar. “Concordo com a palestrante quando ela disse que temos que manter o pensamento positivo, mesmo que o momento esteja difícil.  Saímos daqui com a carga renovada, de bem com a vida”, avaliou.
    “Esses momentos colocam as pessoas para cima, despertam a alegria, valorizam nós mulheres. Mostra que somos capazes e podemos fazer a diferença na casa, na propriedade, na sociedade e na Cooperativa”, reforçou a associada de Guatambu, Inerve Bettu. “Existem muitos sonhos reprimidos, mas quando vem alguém e diz que acredita em você isso dá forças para tornar o sonho realidade. E a Cresol tem muito isso, de acreditar nas pessoas e nos sonhos das pessoas”, acrescentou. “Foram duas horas muito bem aproveitadas”, finalizou.
    Segundo o diretor-presidente da Cresol Chapecó, Paulo Munarini, a atividade faz parte do Plano de Formação da Cooperativa. “Aonde, a partir desse momento teremos uma nova realidade com as mulheres e esse não é um momento único, mas o início de vários momentos que queremos construir com elas, com vários temas diferentes”, frisou. “Hoje foi mais um tema de animação e motivação para elas virem, mas queremos resgatar um pouco a história da luta das mulheres e mostrar a importância delas participarem da sociedade, participando dos espaços da sociedade. Vemos que a cooperativa, por exemplo, é um espaço que tem que ser ocupado pelas mulheres”, salientou.
    A vice-presidente da Cresol Chapecó, Roseli Tessaro, ressaltou a grande deficiência da participação de mulheres nas Cooperativas de Crédito, mesmo sabendo que nas propriedades muitas vezes são as mulheres que “seguram as pontas”. “Então esses encontros são para trabalhar a relação homens, mulheres e jovens e incentivar a participação de todos”, explicou.

 

 

 

Confira mais fotos em nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/sistemacresolcentral


 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail