Ouvidoria 0800-642-4800

09 de Agosto 2018 Cresol Aprende Educadores tem continuidade para turma iniciada em 2017

Através do Coletivo de Formação da Cresol Central SC/RS foi realizado nestes dias 07 e 08 de agosto o curso sobre metodologias de educação popular cooperativista, Cresol Aprende Educadores/as. Essa edição é uma continuidade para os/as formadores/as que participaram da atividade no ano passado. A atividade destinou-se a funcionários/as, dirigentes e associados/as que fizeram as etapas em 2017.  O objetivo é qualificar a atuação dos/as formadores/as da Cresol Central SC/RS para atuarem nos processos formativos com base na educação popular cooperativista, à luz da Política de Formação da Cresol Central SC/RS.
    Essa primeira etapa do Cresol Aprende Educadores/as - Continuidade, realizada no Auditório da Cresol Central SC/RS abordou o tema “Para compreender a história do Brasil”. Na oportunidade, com assessoria de Valdevir Both do Instituto Superior de Filosofia Berthier (Ifibe), foram tratados os seguintes temas: o Brasil pós 1500; Conceitos explicativos “tradicionais” da formação cultural do Brasil; Novas concepções e abordagens para a compreensão atual da história brasileira; Impactos e desafios da releitura histórica brasileira para a educação popular cooperativista e a atuação formativa na Cresol Central. 
Para isso, a obra referência foi “A elite do atraso: da escravidão à lava jato”, do sociólogo Jessé Souza. Obra lançada em 2017 pela editora Leya em que o autor escancara o pacto dos donos do poder para perpetuar uma sociedade cruel forjada na escravidão. O autor toma a experiência da escravidão como a semente da sociedade desigual, perversa e excludente do Brasil para, em seguida, analisar como a luta de classes por privilégios construiu alianças e preconceitos que esclarecem o padrão histórico repetido nos embates políticos do Brasil moderno.
    Esta modalidade do Cresol Aprende Educadores terá, ainda neste ano, mais duas etapas, nas quais serão tratados os desafios e contexto atual da educação popular para o Sistema Cresol Central SC/RS no atual contexto nacional.


 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail