Ouvidoria 0800-642-4800

08 de Fevereiro 2019 Visando melhor produtividade, associados investem no conforto dos animais

            Proporcionar maior conforto aos animais pode ter reflexos positivos na produção do leite e reprodução das vacas. Foi pensando nisso que o casal Dilnei e Rosângela Tenfen, associados da Cresol em Rio Fortuna, decidiram investir em um novo sistema de criação de gado de leite: o Compost Barn. Os recursos são do Pronaf Investimento, por intermédio da Cooperativa.

No novo sistema, um semiconfinamento, os animais passam os horários mais quentes do dia e os períodos de chuva abrigados em um galpão de 500 metros quadrados. Dois grandes ventiladores refrescam o local, que é forrado com cepilho.  O material é remexido uma vez ao dia para ficar seco. Quando não está confinado, o gado fica nos piquetes. As vacas utilizam o galpão há cerca de dois meses e a família já nota os resultados: os tetos estão mais limpos, os animais se alimentam melhor e diminuiu o estresse causado pelo calor.

Associados da Cresol desde 2003, a família foi direto à Cooperativa em busca do financiamento. “Todo serviço de banco fazemos ali. Temos fácil acesso e podemos trocar ideias sobre o que pretendemos fazer”, destaca Dilnei. “Tem lugar que você vai e nem dão bola pra ti. Ali é diferente”, complementa a esposa Rosângela. A família já planeja aumentar o espaço, para abrigar mais vacas. Hoje são cerca de 80 animais na propriedade. Destes, 35 estão em lactação.

O Pronaf Investimento permite que o agricultor realize melhorias na atividade agrícola. O recurso pode ser usado para a construção de galpões, açudes, aquisição de máquinas, implementos, entre outros. O financiamento pode ser pago em até 10 anos, com juros que variam de 2,5 a 4,6% ao ano. O período de carência é de um ano, podendo chegar a dois, de acordo com o projeto técnico.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail