Ouvidoria 0800-642-4800

11 de Abril 2019 Conselheiros fiscais da Cresol Base Oeste participam de atividade formativa

             A Base Oeste realizou de 08 a 10 de abril formação para os conselheiros fiscais das Cooperativas Singulares. Participaram do processo formativo 48 conselheiros fiscais das cooperativas filiadas a Base Oeste. A atividade foi realizada de forma descentralizada, para garantir a participação de maior número de conselheiros, reunindo as cooperativas por proximidade.

No ano de 2019 foram realizados oito processos eleitorais para novos conselheiros fiscais, portanto a formação atende a uma necessidade de retomar os principais conceitos para a fiscalização e apresentar a estrutura e funcionamento das cooperativas aos conselheiros.

A avaliação da atividade foi positiva. "Participação, clareza nas explicações, oportunidade de perguntar sempre que necessário, oportunidade de trazer sugestões como representante dos sócios", relata um conselheiro. “A formação para o Conselho Fiscal é uma atividade extremamente importante, pois fortalece a cooperativa, garante a transparência das informações e garante a aplicação dos controles internos. Um conselho fiscal fortalecido é uma cooperativa de crédito solidária fortalecida”, destacam as assessoras da atividade, Ana Paula Grando e Marciana Dias.

Os temas abordados foram histórico da constituição do Sistema Cresol; Estrutura e responsabilidades da Cresol Confederação, Central, Base e Singular; Lavagem de Dinheiro; Sigilo; Gestão temerária e fraudulenta; Conceitos de crédito - provisão, score, cadastro; e Rotinas de fiscalização.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail