Ouvidoria 0800-642-4800

12 de Abril 2019 Associado de Antônio Prado continua no campo e destaca importância do Pronaf Jovem para isso

 

Neste sábado (13/04) comemora-se o Dia do Jovem, aquele sobre a quem se deposita a esperança do futuro. A Cresol acredita na força dos jovens e para auxiliá-los a desenvolver suas próprias atividades econômicas há, por exemplo, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf Jovem.  Em 2016, o associado da Cresol Posto de Atendimento de Antônio Prado, vinculado a Cresol Planalto Serra, Emerson Sanguanini, com 19 anos na época, acreditou no programa. Residente na comunidade Capela São João, ele investiu no cultivo de tomates em estufas, recorrendo à linha de crédito para jovens.

            Atualmente, o jovem, que está com 21 anos, continua no campo e já fez outros financiamentos com a Cresol via Pronaf Mais Alimentos. Continua com o cultivo de tomates, atingindo a produção de 14 mil quilos ao ano e com a propriedade melhorando cada vez mais. Migrou do sistema convencional para o orgânico, construiu mais estufas, aumentou a produção e o valor agregado trabalhando através de ciclos, variando entre tomate, pimentão e demais leguminosas.

A mão-de-obra na propriedade é somente familiar e Sanguanini pretende continuar no campo, sendo um exemplo de sucessão familiar que deu certo. Sobre o Pronaf Jovem ele afirma: “É uma linha muito importante, pois através deste me possibilitou e incentivou a minha permanência na propriedade tendo assim uma sucessão na agricultura familiar”.

O Pronaf Jovem financia propostas de crédito de jovens agricultores e agricultoras. Os recursos são destinados à produção e serviços nos estabelecimentos rurais. Podem acessar essa linha, pessoas físicas com idade entre 16 e 29 anos, com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa e que atendam algumas condições. Entre elas, por exemplo, a de que tenham orientação e acompanhamento de empresa de assistência técnica e extensão rural reconhecida pela Secretaria Especial da Agricultura Familiar e pela instituição financeira. Sanguanini em 2016, quando contratou o Pronaf Jovem, contou com assistência técnica da Emater do município.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail