Ouvidoria 0800-642-4800

14 de Maio 2019 Cresol Central e Coopertec realizam intercâmbio em São Paulo

 

 

A Cresol Central SC/RS e Coopertec realizaram entre os dias 07 e 10 de maio visita técnica de intercâmbio em Sistemas Agroflorestais (SAFs) Biodiversos e Sintrópicos, produção de milho orgânico, leite e abelhas sem ferrão.

No dia 08 a atividade ocorreu em São Paulo na Fazenda da Toca que é referência nacional na produção orgânica em larga escala. No local, foi visitada a produção de frutas e verduras agroflorestal em cerca de 100 hectares, já que a fazenda é o primeiro espaço que está produzindo neste sistema em larga escala. Além disso, os visitantes conferiram a produção de leite orgânico que é bastante recente na fazenda, hoje com 240 vacas em lactação. O carro-chefe da Toca hoje é a produção de ovos orgânicos com mais de 120 mil galinhas, com a produção vendida em todo o Brasil. Na Fazenda da Toca há também pesquisa e produção de milho orgânico em área de 250 hectares.

          Já no dia 09 foi visitado a Embrapa Meio Ambiente em Jaguariúna, referência em pesquisa aplicada de Sistemas Agroflorestais, tanto na área da empresa quanto em assentamentos da reforma agrária e agricultores da região. A empresa tem uma área chamada Sítio Ecológico onde são realizadas as pesquisas e experimentos na busca de soluções para as dificuldades encontradas pelos agricultores. A Embrapa também tem pesquisas sobre produção de abelhas indígenas e sua importância na produção agrícola e preservação ambiental.

         Segundo o técnico da Coopertec, Vilceo Sehnem, a visita teve como objetivo proporcionar aos agricultores e técnicos maior conhecimento sobre os sistemas de produção agroflorestal em pequena e larga escala, quebrando o paradigma da viabilidade do sistema, bem como propiciar a troca de experiências entre os participantes. "Na atualidade ainda, muitas vezes, acreditamos que a agricultura ecológica e as agroflorestas biodiversas são sistemas de periferia, praticados por agricultares descapitalizados e técnicos utópicos, o que é desmistificado quando vemos grandes produtores a exemplo da Toca aderindo a proposta e uma empresa de pesquisa com o respeito que a Embrapa tem fazendo trabalhos de pesquisa e assessoria", relata Sehnem.

 

    A partir desta visita a Cresol Central e Coopertec estreitam as relações especialmente com a Embrapa Meio Ambiente, o que possibilita a transferência tecnológica, pesquisa e assessoria, fortalecendo assim as experiências de produção agroflorestal sustentável dos agricultores associados.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail