Ouvidoria 0800-642-4800

07 de Junho 2019 Cresol trabalha tema Educação Financeira em escola de Chapecó

Funcionários da Cresol Chapecó e da equipe de Formação da Cresol Central SC/RS estiveram na escola Geni Comel de Chapecó, onde abordaram o tema “Educação Financeira” com alunos do 1º ano do 2 º grau. Participaram aproximadamente 60 alunos, com idade de 15 a 16 anos, da atividade realizada na quarta-feira (05/06).
    Segundo os organizadores, Educação Financeira não deve ser vista apenas como gestão e economia-investimento, mas como uma necessidade para viver e sobreviver. “É difícil falar de Educação Financeira para uma família que precisa sustentar dois filhos com um salário mínimo. Então, é preciso trabalhar Educação Financeira pelo viés do consumo consciente, da sustentabilidade. Ou seja, precisamos falar de Educação Financeira para além da Economia-investimento do dinheiro, é necessário tratar da situação do trabalhador, do porquê muitos precisam gerir pouco dinheiro e apenas sobreviver, sem qualidade de vida ou dignidade”, salienta Jian Carlos Frare da equipe de Formação.
Consumo Consciente
Segundo Frare, o sistema consumista conduz a uma vida de gastos e aquisições de bens e serviços, que muitas vezes vão além das necessidades reais do dia a dia das pessoas. Desta forma, a Educação Financeira tornou-se decisiva para a organização da gestão dos recursos, com a finalidade de fazer com que o dinheiro que as pessoas ganham seja empregado com inteligência, buscando utilizá-lo de forma consciente, proporcionando bem-estar financeiro e melhor qualidade de vida. “Quando falamos em finanças pessoais, ou, Educação Financeira, estamos nos remetendo ao acúmulo ou gasto planejado do dinheiro que ganhamos com a venda de nossa força de trabalho, buscando empregar os recursos obtidos com sabedoria, suprindo as necessidades sem gerar sofrimento ou preocupações passíveis de serem evitadas”, salienta. A Educação Financeira não significa guardar o dinheiro e não gastar, mas sim, possuir conhecimento sobre como aplicar melhor o dinheiro, para que possa ter uma vida de qualidade.
    A Cresol Central SC/RS preocupa-se não só com a democratização do crédito, mas também, com a finalidade deste crédito, buscando orientar seus associados, para que os recursos obtidos junto a cooperativa sejam promotores de qualidade de vida. Para isso, não basta possuir linhas de crédito acessíveis e facilitadas, mas também, desenvolver conscientização e conhecimento sobre finanças. Para tal, utilizando sua plataforma virtual “Saberes”, a Cresol Central SC/RS, disponibiliza um curso de Educação Financeira com foco na conscientização, para uma vida financeira racional e que proporcione aos associados felicidade e bem-estar. Desta forma, a obtenção de crédito permite as famílias que integram a cooperativa, desenvolverem-se de forma coletiva e consciente, fazendo com que o fruto de seu trabalho seja promotor de estabilidade econômica e de felicidade duradoura.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail