Ouvidoria 0800-642-4800

11 de Junho 2019 Cresol Base Oeste realiza I etapa do Cresol Aprende Conselheiros

A Cresol Base Oeste realizou a I etapa do "Cresol Aprende Conselheiros" no dia 10 de junho. O curso reuniu 38 conselheiros de administração e fiscal das Cooperativas de Dionísio Cerqueira, Guaraciaba e Santa Terezinha do Progresso.
Os presidentes das singulares receberam os participantes reforçando a importância da participação em processos formativos para garantir que o associado seja representado, uma vez que foram escolhidos de forma democrática para administrar e fiscalizar as cooperativas de crédito. "Cooperativismo não é decisão individual, mas coletiva, é um diferencial nosso ter na mesma plateia conselheiros que são fundadores e outros que são novos no conselho, isso é muito importante, porque todo mundo tem algo a aprende e a ensinar", afirmou Jair Spinelli, presidente da Cresol Guaraciaba e Conselheiro de Administração da Cresol Central. O presidente da Cresol Santa Terezinha do Progresso, Dirceu Recalcatti afirma que "é importante que as pessoas participem desses momentos de formação para compreender o tamanho da responsabilidade que é estar a frente ou fiscalizando uma cooperativa de crédito".
Os participantes debateram sobre a Prevenção e Combate aos Crimes de Lavagem ou Ocultação de Bens, direitos e valores, assessorados pela funcionária da Cresol Base Oeste Analice Izcak, que abordou aspectos conceituais, históricos e processuais desses crimes, reforçando o papel importante da Cresol no seu combate. "Esses crimes são mais recorrentes que a gente imagina, muitos agricultores podem ser enganados por pessoas de má fé, não podemos deixar que isso aconteça, porque nossos valores institucionais são importantes, temos um papel ativo no combate a esses crimes", afirmou uma das participantes que está cumprindo seu primeiro mandato como conselheira fiscal.
Na parte da tarde foram abordados aspectos de Governança Cooperativa, dando ênfase a instrumentos de apoio a gestão, como a súmula de verificação do Conselho Fiscal e a súmula de embasamento do Conselho de Administração, aspectos formais e técnicos das atas e papéis dos conselhos nas Cooperativas de Crédito. O presidente da Cresol Dionísio Cerqueira, Evandro Hauenstein, reforçou a importância desses instrumentos que auxiliam na gestão e no trabalho operacional dos conselheiros.  "Se o Conselho Fiscal é atuante e está fortalecido, a gestão da cooperativa também está, porque os papéis dos dois órgãos são complementares, porque temos o mesmo objetivo: uma cooperativa sólida e transparente", salientou.
O coordenador da Base Oeste, Geovane Giebelmeier, reforça que os conselheiros têm papel fundamental para garantir que as cooperativas continuem cumprindo o seu papel desde o surgimento do Sistema Cresol. "Não podemos esquecer de quem está no cabo do arado, que é nosso associado, nem das nossas cooperativas. Precisamos nos qualificar permanentemente para cumprir nosso papel como conselheiros, quando fomos eleitos assumimos com os associados que nos escolheram que dedicaremos uma parte da nossa vida para a Cresol e isso importa para que ela continue sendo um sistema forte e sólido. E é a formação desses conselheiros que vai garantir que isso aconteça, então teremos diversos encontros durante o ano", afirma Giebelmeier.
Esse é o terceiro momento formativo que os conselheiros participaram desde que foram eleitos. O próximo encontro será em Santa Terezinha do Progresso, em que serão abordados assuntos sobre Gestão de Riscos e Indicadores e processos de Gestão Financeira. Nestes dias 11 e 12 de junho a Base está continuando com o momento formativo para as demais cooperativas filiadas.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail