Ouvidoria 0800-642-4800

01 de Novembro 2019 Habitação Rural: família de Treze de Maio realiza sonho de casa nova com recursos do Pronaf

O financiamento de moradias rurais pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é uma das novidades do Plano Safra 2019/2020. A linha de crédito financia reformas, ampliações ou construções de moradias no meio rural. Através do Pronaf, linha Mais Alimentos, a família Emenegildo, de Boa Vista, interior de Treze de Maio/SC, conseguiu financiar a construção da casa nova, sonho antigo da família. A agricultora Eliane Emenegildo explica que a realização do sonho da construção da casa nova foi possível graças a ajuda da Cresol. “Antes podíamos financiar máquinas e galpão, agora teremos uma melhor qualidade de vida, com mais conforto para todos nós”, enaltece.

O diretor-presidente da Cresol Treze de Maio,  José Mathias Ferreira, explana que o Pronaf para habitação sempre foi a pauta prioritária entre os Sindicatos da Agricultura Familiar (Sintraf’s) e a Fetraf-Sul. “Nós da Cresol e da Fetraf sempre entendemos que o agricultor familiar tem o direito de usar os créditos subsidiados pelo Governo Federal para construir sua moradia e garantir, com isso, a dignidade de toda sua família”, ressalta. Ainda, ele acrescenta que a linha Mais Alimentos do Pronaf incentiva aos jovens a ficar no campo e ajudar na atividade familiar. “Nossa próxima luta será a ampliação do volume de crédito nessa linha, pois acreditamos que o atual não suprirá a demanda do déficit habitacional do meio rural de Santa Catarina e do Brasil”, finaliza.

Para a construção ou reforma do imóvel, o agricultor terá disponível R$ 50 mil pelo Pronaf Mais Alimentos. Pode ser financiada a construção de empreendimentos novos, aumento de área construída e modificação estrutural do imóvel. Para poder acessar esses recursos o agricultor deve ter ativa a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). As taxas de juros ficam em 4,6% ao ano, com prazo de até 10 para concluir o financiamento, incluídos até três anos de carência.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail