Ouvidoria 0800-642-4800

06 de Dezembro 2019 Grupo do Sistema Cresol Central conhece experiências de mutuais argentinas

De 25 de novembro a 03 de dezembro uma equipe de 25 pessoas, entre diretores e funcionários representantes de 12 Cooperativas Singulares, participaram de importantes visitas de conhecimento a mutuais argentinas.

A jornada de cooperação da Cresol Central com mutuais argentinas iniciou por Santa Fé, onde a equipe foi recebida em uma mutual de professores, seguindo na sequência por outras cidades argentinas chegando a Buenos Aires onde participaram de um seminário internacional com perspectiva de gênero. “Vimos muitas experiências, mas destacamos o modelo de gestão das mutuais de Pilar mais ligado a industrialização e de Vila Maria mais focado em serviços. A gestão das diversas entidades, desses dois grupos é solidária, definida por um grupo político comum em cada um dos locais. As organizações estão a serviço da comunidade e é da comunidade. Tem uma visão de desenvolvimento local, olhando para ofertar os mais diversos serviços à comunidade de forma integral e solidária, porém, cada entidade tem sua autonomia. Têm por objetivo gerar trabalho no local para garantir que os jovens fiquem no local”, destaca o diretor de formação da Cresol Central, Rivaldo Ferron.

Para o diretor, é necessário pensar como adaptar o que foi visto com a realidade da Cresol, tendo presente que há legislação diferente. “A grande diversidade de serviços prestados pelas mutuais, o modelo de Gestão e a escolha do corporativismo como alternativa para solucionar seus problemas são aprendizados importantes”, salienta Ferron. “Além disso, é importante frisar a relação da Cresol Central com outras organizações de economia solidária de outros países, entendendo que os problemas dos trabalhadores do Sul do Brasil são muito parecidos com os demais trabalhadores, com isso podemos melhorar nossa ação, afim de, reduzir a exploração do capital sobre o trabalho. Também estamos nos aproximando de uma organização internacional, a Confederação Latina Americana de Cooperativas de Trabalhadores (COLACOT). Isso nos coloca nos debates mundiais sobre o tema criando outras perspectivas e mantendo nossa coerência com o projeto”, finaliza o diretor.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail