Ouvidoria 0800-642-4800

22 de Novembro 2021 Cresol disponibiliza assessoria para desenvolver o turismo em Santa Rosa de Lima e Anitápolis

 

Com o objetivo de promover o desenvolvimento local a partir do turismo, Santa Rosa de Lima e Anitápolis estão elaborando planejamentos estratégicos participativos para o turismo destes municípios. O projeto é uma iniciativa da Cresol Encostas da Serra Geral que disponibiliza assessoria técnica para a elaboração e execução dos planos.

O trabalho vem sendo desenvolvido desde março deste ano. A “Feira de Anita” e o concurso fotográfico “Olhares de Anita”, ambos de Anitápolis, são ações que já surgiram do projeto. "Tanto a feira quanto o concurso também fazem parte de um projeto internacional de comemoração do bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi, a heroína que dá nome à cidade de Anitápolis", destaca o assessor de turismo contratado pela Cooperativa, Luciano Philippi. “Em Santa Rosa de Lima, a feira de produtos locais, que recebe o nome de 'Feira Santa Rosa Cuida' tem inauguração prevista para 27 de novembro”, informa Luciano. A feira santarrosense também está inserida no programa Santa Rosa Cuida, que visa fortalecer a agroecologia local.

A elaboração e execução do Planejamento envolve todos os empreendedores locais, ligados direta ou indiretamente ao turismo, entidades, organizações e poder público. Todos contribuem com o planejamento. “Aqueles que trabalham diretamente com o turismo ainda recebem visitas técnicas e o diagnóstico de oferta turística da propriedade”, explica o assessor.

O projeto é inspirado na ação desenvolvida entre 2019 e 2020 no município de Lauro Müller. A iniciativa da prefeitura local, com apoio da Cresol, resultou na elaboração e execução de um planejamento estratégico de turismo para o município e na implantação da Gestão Participativa Cooperativa do Turismo Local Como Tema Gerador do Desenvolvimento Local Sustentável (Gestur). A vice-presidente da Cresol Encostas da Serra Geral, Fabiana Cesário, destaca que a iniciativa atende à missão da Cooperativa. “Queremos contribuir com o desenvolvimento local dos municípios onde estamos inseridos. A Cresol sabia que tinha que fazer algo pelo turismo e isso só foi possível com a parceria das prefeituras, das secretarias de turismo e da comunidade”, destaca.

Para Fabiana, o projeto continuará a trazer benefícios para Santa Rosa de Lima e Anitápolis. “Quem ganha são as pessoas envolvidas, aquelas que já estão no município. Ganha também a cidade em geral, porque cria um movimento e faz com que as pessoas vejam o turismo como alternativa de renda”, acrescenta. A intenção é dar sequência ao projeto.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail

Crédito Rural
Cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de privacidade